quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Anvisa – Regulamentação dos Produtos de Limpeza


Logo da Anvisa (Blog da Saúde)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi criada em 1999 devido, entre outros aspectos, à necessidade de regulamentação das atividades produtivas. A Anvisa visa proteger a saúde dos cidadãos, exercendo controle sanitário da produção e do comércio de diversos produtos, estando vinculada ao Ministério da Saúde.

Os produtos de limpeza, também conhecidos como saneantes, são regulados pela Anvisa, que determina critérios e padrões de qualidade para garantir a eficácia e segurança dos produtos. Os saneantes estão divididos em duas categorias, de acordo com o grau de perigo que podem representar. Essa classificação é feita com base no pH dos produtos.

Os Produtos Saneantes de Risco I são os menos perigosos, com pH maior que 2 ou menor que 11,5. Tais produtos são Notificados pela Anvisa. São exemplos de produtos nesta categoria: detergentes, sabões, aromatizantes de ambientes, removedores, amaciantes, ceras, lava-roupas, lustra-móveis.

Já os Produtos Saneantes de Risco II são mais perigosos, com pH menor ou igual a 2 ou com pH maior ou igual a 11,5. Também são de Risco II produtos com atividade antimicrobiana, desinfetantes e produtos biológicos à base de microorganismos. Os produtos dessa categoria são Registrados pela Anvisa. São exemplos de produtos nesta categoria: desinfetantes, esterilizantes, água sanitária, produtos biológicos, inseticidas, raticidas, repelentes.

Saber a categoria de risco em que se encontra determinado produto é importante pois proporciona uma noção do grau de perigo que o produto pode proporcionar e o cuidado que deve ser tomado. Além disso, existem uma série de informações sobre o produto que devem ser anexadas ao seu rótulo de acordo com sua classificação, o que garante uma resposta melhor e mais eficiente em caso de acidentes.

Para saber mais sobre o assunto, acesse os links:

Legislações sobre Saneantes (com links para várias leis em pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário