quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Cuidados Básicos na Hora da Limpeza


Se você vai fazer a limpeza da sua casa, ou é um profissional que trabalha no ramo de limpeza, quais são os equipamentos básicos que você utiliza? Ao parar para refletir, provavelmente você pensará em coisas como multiuso, água sanitária, cera, detergente, desinfetante, sapólio, alvejante, amaciante, e diversos outros produtos químicos. Ainda, talvez você pense em objetos como vassoura, rodo, balde, pano, flanela, e outros. Mas você pensa em itens de proteção como avental, luvas, botas, máscara, touca e óculos?

Mesmo na limpeza doméstica (de sua própria casa), é necessário sim tomar certos cuidados. Quem limpa muito sabe que se não se cuidar a mão fica áspera. Isso ocorre pois, devido à exposição prolongada ou recorrente, os produtos químicos vão reagindo com nossa pele, desidratando-a ou até mesmo corroendo-a. Daí a importância do uso de luvas, por exemplo.

Normalmente os produtos químicos para limpeza doméstica são produtos que já vêm mais diluídos e que não necessitam, necessariamente, de tantas precauções, embora valha lembrar que sempre é melhor prevenir do que remediar. Mas certos produtos para limpeza profissional podem causar danos sérios se não forem tomados os cuidados devidos. E como se pode saber quais cuidados tomar com cada produto? Simples, é só ler o rótulo do produto. Todo produto químico deve ter um rótulo contendo todas as informações de cuidados e precauções, assim como informações sobre a o grau de perigo que o produto apresenta. Ainda, é possível conferir o registro do produto na ANVISA.

Itens de Proteção (por: Giwa)
Isto posto, é recomendável que antes de utilizar um produto químico, é bom ler o rótulo, separar os itens de proteção necessários, tomar bastante cuidado, especialmente com os produtos mais perigosos e, é claro, boa limpeza!

Para saber mais sobre o assunto, acesse os links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário